sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Buracos negros possuem hábitos alimentares simples

No centro da galáxia espiral M81 está um supermassivo buraco negro. 
Ele possui cerca de 70 milhões de vezes a massa do nosso sol. 

 - adaptado por Russian - 

Imagem composta: 
X-ray: NASA/CXC/Wisconsin/D.Pooley & CfA/A.Zezas; 
Optical: NASA/ESA/CfA/A.Zezas; 
UV: NASA/JPL-Caltech/CfA/J.Huchra et al.; 
IR: NASA/JPL-Caltech/CfA

Utilizando dados do telescópio espacial Chandra em conjunto com telescópios terrestres, combinados com modelos teóricos detalhados, um estudo demonstrou que o supermassivo buraco negro na M81 alimenta-se da mesma forma que buracos negros de massa estelares, com massas de "apenas" cerca de dez vezes maior que a do nosso sol. 

Esta descoberta apoia a teoria da relatividade de Einstein que afirma que os buracos negros de todos os tamanhos têm propriedades semelhantes. 


fonte: nasa.gov

sexta-feira, 13 de junho de 2014

A Lua de Morango

A Lua Cheia de junho, no hemisfério norte, é tradicionalmente conhecida por "Lua de Morango" ou "Lua Rosa".
  - por Russian - 

"Lua de Morango" em Marieby, Suécia  (fase cheia em 13 de junho de 0411 UT)
 - Crédito de imagem e direitos autorais: Göran Strand 

Claro que esses nomes também descrevem a aparência desta Lua Cheia, nascendo no horizonte da pequena aldeia sueca de Marieby. A Lua parece grande na imagem, porque a cena foi capturada com uma lente de distância focal, de um lugar a cerca de 8 km das casas no primeiro plano.

Mesmo a olho nu, a lua cheia será vista a pairar incrivelmente grande perto do horizonte, mesmo na sexta-feira dia 13. Esse efeito é chamado de "ilusão da lua". Ao contrário da ampliação obtida por um telescópio ou por outras lentes, a causa da ilusão da lua ainda é pouco compreendida e pode ser explicada por efeitos óticos atmosféricos, tais como a dispersão e refração, que produzem a cor corada da Lua e a borda irregular, como visto na fotografia. 


fonte: http://apod.nasa.gov/apod/